Guarda

Imprimir PDF

A guarda dos filhos ainda é, de longe, o maior desafio da separação. Em segundo lugar vem a questão dos alimentos.

Vale lembrar: filho não é propriedade. Na realidade, deve ser prioridade na vida de seus pais. Não é tarefa fácil, depois de separados, tomar decisões conjuntas. Por isso rendo homenagem a ex-casais que, de forma civilizada e prudente, superam conflitos conjugais em prol da saúde psíquica de seus filhos, mantendo diálogo maduro e participando de forma positiva na formação da personalidade dos menores.

Infelizmente, ainda há genitores que, detentores da guarda, agem como verdadeiros tiranos, intitulando-se donos dos filhos, interferindo negativamente em seu crescimento pessoal, cortando importantes laços afetivos. Felizmente, nossos Tribunais estão atentos a essa conduta cruel e obsoleta, cuja tendência é desaparecer completamente.

(publicado no Jornal da Comunidade)

"Procure sempre seu advogado de confiança".

(Escrito por PATRICIA GARROTE, advogada especialista em Direito Civil e Direito de Família. Publicado no site em 2012. Todos os direitos autorais deste texto são reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/2/1998. A reprodução desta publicação, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou sem mencionar a fonte, constitui violação dos direitos autorais.)